A utilização do ar-condicionado em instituições de ensino como universidades, escolas de ensino fundamental, escolinhas de educação infantil e demais cursos é essencial para o conforto. Além disso, diversos outros itens podem ser mencionados entre os benefícios, como saúde, produtividade, concentração, entre outros que citaremos abaixo.
Antes de serem adquiridos os aparelhos de ar condicionado para instituições de ensino, é aconselhado que uma empresa especializada seja contratada. Afinal, essa empresa poderá avaliar a necessidade do modelo ou do sistema adequado para as peculiaridades das salas de aula.
Características como tamanho do ambiente, localização, quantas pessoas utilizarão a área, capacidade elétrica, são itens que interferem no bom funcionamento do aparelho.
A falta de uma climatização adequada pode gerar estresse, falta de concentração, irritabilidade, sonolência, que refletem diretamente na saúde e no rendimento dos alunos em instituições de ensino.
Pesquisas apontam que o desconforto térmico causado pela falta de uma climatização adequada e a baixa qualidade do ar interno de um ambiente podem resultar em uma perda de 7% na capacidade de aprendizado.
As escolas e instituições de ensino em geral estão entre os locais que têm as maiores implicações quando se trata da diferença entre bom e mau desempenho da Qualidade do Ar Interno. Os alunos gastam cerca de 4 a 5 horas diárias, cinco dias por semana, 40 semanas por ano, durante aproximadamente 13 anos em salas de aula e as características desses espaços são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos.
Conforme Leonardo Cozac, especialista em Qualidade do Ar Interno e diretor da Conforlab, “para o ar-condicionado ser utilizado em ambientes não residenciais, devem ser realizadas adaptações como um sistema de filtragem eficiente e renovação de ar, que permitam ao ambiente não ter um ar saturado”.
Para Cozac, o conforto térmico é importante, mas os sistemas devem ir além e garantir a qualidade do ar. “Existe um estudo da Universidade Técnica da Dinamarca que mostra ganhos de performance dos alunos em 14,5% em ambientes com uma boa qualidade do ar. Isso representa que um aluno é capaz de aprender em 06 anos o que ele aprenderia em 07. Nem precisa ser bom em matemática para enxergar o ganho financeiro para um país com investimentos nesse assunto”, diz o especialista.
Leia mais: Leonardo Cozac: a qualidade do ar nas salas de aula está sendo negligenciada?
Instituições de ensino em geral, como universidades, escolas de ensino fundamental, escolinhas de educação infantil e cursos em geral buscam através do ar-condicionado uma climatização que gere conforto, mas é importante que todos esses locais também tenham atenção aos filtros. Sistemas de climatização com filtros potentes garantem que não haja ácaros, bactérias e não promovam alergias.
Um controle de CO2 também é importante, pois permite abastecer constantemente a sala de aula com ar fresco, o que garante a concentração ideal, evita dores de cabeça e fadiga. Vale lembrar que as instituições de ensino possuem outros locais além das salas de aula, como auditórios, refeitórios, cozinhas, laboratórios, etc, que possuem características específicas e o sistema de climatização deve considerar todas as peculiaridades de cada ambiente.
Normalmente quando falamos de salas de aula, os primeiros modelos vêm à mente são os aparelhos Piso Teto, por conta de sua vazão de ar rente ao teto e não diretamente nos alunos, e o Cassete, por ficar centralizado no ambiente e conter uma vazão em quatro vias, garantindo a climatização de forma uniforme e mais rápida. Porém, como já dissemos anteriormente, o desafio maior está na qualidade do ar e por isso é importante consultar uma empresa que lhe garanta competência e experiência.
A climatização através de dutos que contenham filtros potentes e renovação de ar é uma ótima saída para garantir a qualidade do ar.
Quanto a temperatura, indicada para universidades, escolas de ensino fundamental, escolinhas de educação infantil e cursos em geral, não há uma regulamentação referente a temperatura sem alas de aula, mas a indicação de conforto fica em torno de 23°C.